terça-feira, outubro 09, 2007

Que time é o teu?

Se perguntar a torcedores de futebol quais são os atuais patrocinadores do principais clubes paulistas o índice de acertos será muito pequeno. Por um lado, porque todo ano o patrocinador do clube muda, com raras exceções como o Flamengo que ja está com a Petrobras há mais de 20 anos. Por outro lado, porque o torcedor já enxerga a marca do patrocinador estampado na camisa do jogador como parte integrante do uniforme, e passa e não dar grande importância para a informação que está ali. O time espanhol do Barcelona, se dá ao luxo de não estampar nenhum patrocínio comercial, mas a realidade vivida pelo clube é outra, a economia onde ele está inserido, também.
É desejável que a imagem do patrocinador seja associada ao clube patrocinado. É ideal que o clube patrocinado seja bem sucedido, essa imagem de vencedor logo cai positivamente sobre patrocinador. É muito melhor quando o patrocinador é "bem visto", muito mais do que somente visto, pelo público em função desse patrocínio. Ainda mais em tempos de imagem positivamente associada ao cuidado com o meio-ambiente, à preservação do bem estar da sociedade e aos hábitos saudáveis. E se o patrocinador levasse os créditos por gerar uma boa imagem ao clube, e por conseqüência, a si mesmo? O patrocinador não vai entrar no gramado e marcar gols. E se o patrocinador fosse responsável por uma limpeza no uniforme do clube? Deixando o uniforme com de cara de 'época de ouro' do futebol. Ou seja, patrocina mas não aparece estampado no uniforme. Parece maluquice? mas se o patrocinador levar os créditos por manter o uniforme do time limpinho, fará muito mais a sua imagem do que os patrocínios atuais fazem. Ações paralelas serão necessárias para associar inicialmente e manter, ao longo do periodo, o nome do patrocinador como responsável pela boa imagem, e resgate dos valores do clube.

Nenhum comentário: